Hospital Evangélico inaugura novo Pronto Atendimento
A Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque inaugura o novo Pronto Atendimento (PA) na quinta-feira (20), às 19h30min, no próprio hospital, no Centro de Brusque. As obras feitas no decorrer deste ano geraram um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão. Antes, o Pronto Atendimento contava com 150m². Com as obras, ele passa a ter 600m², área de entrada para ambulâncias, sala de observação, emergência, serviços de apoio, além de alta tecnologia em equipamentos para o primeiro atendimento.
Dos mais de 40 mil atendimentos do hospital em 2012, cerca de 50% são no Pronto Atendimento, que atende 24 horas na Pediatria e na Clínica Geral, 12 horas na Ortopedia e conta com o plantão de equipes de enfermeiros e demais profissionais da saúde. "Hoje uma das principais portas de entrada do hospital é o PA, que contempla a maioria dos nossos atendimentos em saúde. Aprimorar a estrutura dessa área é melhorar o atendimento da maioria dos nossos pacientes", afirma a gestora do hospital, Ilse Barboza. Ela também destaca que as reformas contaram com a parceria da empresa Trauma Sports Ortopedia.
Segundo a gestora, para agilizar o atendimento e priorizar os casos mais graves, outra novidade é a implantação do processo de classificação de risco. Ou seja, assim que chegar ao hospital, o paciente recebe uma senha para fazer o cadastro na Recepção, passa pela triagem, onde o enfermeiro o acolhe e aplica o questionário de classificação de risco. Em seguida, coloca uma pulseira de identificação de acordo com a gravidade do caso. "Dependendo da gravidade, o paciente poderá aguardar na recepção ou ser encaminhado para a área de atendimento médico".
A pulseira da cor vermelha será destinada aos casos de emergência, a laranja aos de urgência, a amarela aos pouco urgente e preferencial e a verde aos casos de menor gravidade.
Texto: Assessoria de Imprensa / Hospital Evangélico